
Seminário "O Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Brasil" (08/07/10)
Quinto maior país do mundo, com a quinta maior população, o Brasil é a principal potência econômica e política da América do Sul. Milhões de brasileiros, porém, vivem à margem dos benefícios derivados da força econômica e política do país. O Brasil é um país de renda média com consideráveis recursos naturais, humanos e tecnológicos. Muito embora tenha progredido enormemente nos últimos 50 anos, suas populações marginalizadas não estão colhendo os benefícios de tal progresso, Indicadores agregados mascaram uma série de iniqüidades baseadas em fatores como situação econômica, região, etnia, gênero e linhas divisórias entre áreas urbanas e rurais.
Os dados de instituições internacionais relativos a 2004 indicam que aproximadamente 52,3 milhões, ou 32% dos brasileiros, vivem com menos de US$ 2/dia, enquanto que a pobreza extrema (menos de US$1/dia) afeta por volta de 10% da população total. Os brasileiros mais pobres são encontrados na Região Nordeste e nas periferias dos principais centros urbanos do país. Ao lado dessa pobreza, existe enorme riqueza. O índice Gini do Brasil é 0,6, o que coloca o país entre os de maior desigualdade no mundo.
Tão lamentável panorama reflete uma realidade ainda mais desoladora: o descrito contexto de desigualdades acaba dando margem a praticas criminosas que serão abordadas no Seminário "O Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Brasil", a ser apresentado por Anália Belisa Ribeiro, psicóloga e especialista em Direitos Humanos e Proteção a Testemunhas, que atualmente coordena o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoal do Governo do Estado de São Paulo.
Data: 8 de julho de 2010
Horário: 14:30 horas
Endereço
Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues
Travessa 4 - Bloco 2 - Cidade Universitária - CEP 05508-020
São Paulo - SP - Brasil
Telefone: 55 (11) 3091-4951
Fax: 55 (11) 3091-4950
0 comentários:
Postar um comentário